13 curiosidades sobre a vida no antigo Egito que você definitivamente gostaria de saber



Quando pensamos no antigo Egito, os filmes de faraós, múmias e, sim, os besouros vêm à mente imediatamente. Mas essa antiga civilização é muito mais do que temos visto nesses filmes populares ou o que temos visto nos noticiários da televisão.

Para apresentar a você uma das civilizações mais incríveis e maravilhosas do mundo, decidimos coletar 13 curiosidades interessantes sobre o antigo Egito para lhe dar uma idéia de como era a vida quando os faraós governavam suas terras e as pirâmides eram os edifícios mais recentes do mundo.

Se você ficar tão surpreso quanto nós com esses fatos fascinantes, COMPARTILHE com seus amigos. Não se esqueça de nos deixar sua opinião nos COMENTÁRIOS, gostaríamos de saber o que você pensa sobre isso.

1. Eles também praticavam esportes
De fato, muitos dos esportes que conhecemos hoje eram praticados pelos antigos egípcios. Como tem sido visto em várias de suas inscrições em paredes e monumentos diferentes, jogos de luta livre, campeonatos de levantamento de peso, natação, remo, atletismo, salto em distância e até arco e flecha já estavam acontecendo naquela época.


Além disso, o faraó e outros governantes participavam dessas competições e incentivavam os competidores.
Havia também regras que regulavam esportes, árbitros e uniformes. Naquela época, os competidores recebiam um colar como recompensa, independentemente de ganhar ou perder.


2. Eles foram grandes inventores
Nos tempos antigos, os egípcios fizeram grandes invenções, como papel, roupas, velas, fechaduras e até preservativos. Além disso, eles seguiam um calendário de 360 dias, não diferente do nosso, e desenvolveram a medicina e a linguagem escrita, algo que nenhuma outra civilização havia feito na época.


3. Eles se preocupavam com a morte
Os egípcios poupavam e mantinham parte de sua riqueza para ter um bom túmulo, uma mumificação e até mesmo uma cópia do "livro dos mortos".


Esse livro foi um trabalho fundamental na cultura da época.
Era um texto muito extenso e muito caro, com um valor incalculável para os egípcios, pois acreditava-se que suas fórmulas ajudavam os mortos a alcançar o "além".



4. A família era muito parecida com a nossa

Naquela época, as pessoas costumavam se casar ainda jovens e tinham o hábito de ter muitos filhos, pois naquela época era comum uma criança morrer de alguma doença. Além disso, as crianças eram consideradas "bênçãos" concedidas pelos deuses.


5. Alimentação
Os egípcios costumavam comer pão quase que diariamente e foram os primeiros a produzir cerveja com cevada. Quanto às carnes, costumavam comer carne de vaca, carneiro, porco e frango, embora também comessem peixe, mas não com a mesma frequência já que era considerado uma reencarnação do deus do submundo, Seth.


6. Eles exploraram muito o gado
A pecuária constituia uma das áreas mais importantes da civilização, já que graças a ela conseguiam carne, leite, peles e esterco, este último era utilizado como combustível para acender o fogo e cozinhar.


7. Existiam classes sociais
Nos tempos antigos, os egípcios eram divididos em duas classes: no topo estava o faraó, que era quase considerado um deus; na classe alta, as crianças eram enviadas para centros semelhantes a escolas, onde eram educados e ensinados sobre religião, leitura, escrita e matemática.


Por outro lado, na classe baixa, as crianças tinham que ser criadas por suas mães, algo que não acontecia na classe alta, onde os escravos eram responsáveis pelo trabalho de criar os filhos, e também tinham que trabalhar cedo e aprender a profissão de seus pais.
Quando os pais morriam, os filhos herdavam a terra, enquanto as filhas recebiam as casas e o gado. Os jovens se casavam entre 12 e 15 anos para formar uma família e tinham uma expectativa de vida de 40 anos. 


8. Higiene era muito importante naquela época
Os egípcios se preocupavam com a higiene, na verdade, foram eles que inventaram a escova de dentes e os cosméticos. Além do mais, naquela época homens e mulheres costumavam se maquiar.


9. Eles também trabalhavam na agricultura
Graças ao rio Nilo, os egípcios podiam aproveitar as colheitas da terra. Além disso, criaram um sofisticado sistema de canais para reter água e assim irrigar suas plantações, ter água para uso diário e criar animais. Um evento importante desta época é o chamado "shaduf" ou "dhenkli", que consiste em um sistema de canais para direcionar a água.


Na época dos faraós, a moeda corrente no Egito era a cerveja.


10. A mumificação era algo "exclusivo"
Na realidade, os egípcios "comuns" eram enterrados em covas onde as temperaturas e condições do deserto acabavam por mumificá-los naturalmente.


11. Eles criaram o calendário
Como mencionamos anteriormente, os egípcios tinham um calendário semelhante ao nosso e foram os criadores do calendário de 365 dias que conhecemos hoje. Este calendário foi modificado duas vezes, no século I aC. quando o Calendário Juliano foi desenvolvido e em 1582 quando o Calendário Gregoriano foi implementado.


12. Diferentes deuses 
Os egípcios eram politeístas, isto é, acreditavam na existência de diferentes deuses que geralmente eram relacionados a elementos da natureza e explicavam o que acontecia ao seu redor. Algo interessante sobre essa cultura é que religião, governo e autoridade não podiam ser separados, por isso os faraós eram considerados deuses.


Os antigos egípcios adoravam mais de 1.400 deuses e deusas.



13. As pirâmides foram construídas para alcançar a imortalidade



Hoje, as pirâmides ainda são um dos edifícios mais surpreendentes do mundo e foram construídas com um propósito: fazer com que os faraós alcancem a imortalidade com esses impressionantes monumentos. A Grande Pirâmide de Gizé, que é uma das sete maravilhas do mundo antigo que ainda existe e é a mais alta pirâmide do Egito, foi construída por ordem do faraó da quarta dinastia do Egito Antigo Quéops e mede 146 metros de altura.




Categories:
Similar Videos

0 comentários: