16 curiosidades sobre Atena deusa da sabedoria - mitologia grega



Por ser uma das principais divindades do Panteão, ela foi cultuada em toda a Grécia Antiga e por diversos outros locais, desde o Norte da África, até a Península Ibérica e as Colônias Gregas da Ásia Menor.

Justamente por essa grande abrangência que ela acabou se tornando um das entidades mais populares e queridas da mitologia grega, estando presente em diversas passagens, contos e poesias da antiguidade.



1 – Atena, ou Palas Atena, é conhecida como a deusa da sabedoria, do bom conselho, da guerra justa e estratégica, da tecelagem, da defesa, dentre outros.

2 – É filha de Zeus e Métis, a deusa da prudência e do pensamento. Métis era considerada por Zeus a mais inteligente criatura dentre deuses e homens.


3 – Quando Métis engravidou, o deus supremo foi advertido por Gaia que a filha nasceria ainda mais sábia e influente que a mãe e que isso poderia ameaçar seu reinado. Desta maneira Zeus enganou Métis e a engoliu. Com o tempo, passou a sentir insuportáveis dores de cabeça, então pediu para que Hefesto lhe marretasse o crânio. Da ferida nasceu Atena, adulta e já armada para ajudar os deuses na guerra contra os Titãs.





4 – Contrariando Gaia, Atena não se rebelou e permaneceu fiel ao pai, tornando-se, assim, declaradamente sua filha favorita. 

 5 – Ao contrário do que muitos pensam, a lança que Atena carrega em suas mãos não significa a guerra e sim a capacidade de criar estratégias para vencer. 

 6 – Tinha constantes desentendimentos com seu irmão Ares, o deus da guerra violenta. Na maioria das vezes não concordava com a maneira como ele conduzia as batalhas. Já confrontaram-se diretamente algumas vezes. Atena sempre levou a melhor

7 – Era uma deusa virgem e preferiu manter-se sempre assim, pois temia que a gravidez lhe impedisse de participar das batalhas.


8 – O curioso é que mesmo casta ela teve um filho, fruto da violação que sofreu do deus Hefesto. O deus ferreiro agarrou-a com toda força, mas felizmente não conseguiu consumar o ato, ejaculando em sua perna. O sêmen escorreu e ao tocar o chão originou-se Herictônio, um bebê híbrido.


9 – Ajudou Hefesto a criar Pandora, a primeira mulher do mundo. A deusa deu a ela atributos muito valorosos, como a arte de bordar e tecer. Só esqueceu de dar um pouco da sua sabedoria!

10 – Atena prezava pela seriedade e pelo respeito. Um exemplo disso foi a punição que aplicou à Medusa, que nem sempre foi um terrível monstro. A górgona, quando ainda era uma bela donzela de cabelos loiros e sedosos, prestava serviços no templo da deusa da sabedoria. Poseidon apaixonou-se por ela e a seduziu. Os dois copularam sobre o altar do templo sagrado. Atena, furiosa, transformou Medusa em um monstro horrível com cabelos de serpentes.

11 – Posteriormente ajudou Perseu guiando-o em sua caçada à Medusa. Deu-lhe um escudo de bronze e orientou que ele não olhasse diretamente para a criatura, mas sim através do reflexo no escudo, caso contrário seria transformado em uma estátua de pedra. Perseu assim fez e decapitou a górgona. Posteriormente Atena passou a usar a cabeça da Medusa na frente de seu escudo, a Égide.


12 – A Égide, por sua vez, é considerado o escudo sagrado mais poderoso da mitologia grega. Criada por Hefesto a pedido de Zeus para lutar na Titanomaquia, era impenetrável, pois era feita com a pele de Amaltéia, a cabra que amamentou Zeus. O deus supremo deu o escudo de presente à filha após seu nascimento. A partir daí, a Égide tornou-se um dos símbolos mais característicos da deusa Atena.

13 – A deusa da sabedoria também auxiliou vários outros heróis em suas aventuras. Ajudou Belerofonte a amansar Pégaso, que lhe serviu como montaria na luta contra a Quimera. Também aconselhou Cadmo a semear os dentes do dragão, fazendo nascer, assim, os Espartos, soldados que ajudaram na construção de Tebas. Já a Hércules, Atena orientou na vitória contra Hidra de Lerna e na expulsão das aves do Lago Estínfale, além de protegê-lo em todos os seus Doze Trabalhos.

14 – A Atena é atribuída a criação da flauta. Segundo a lenda, quando ela soprou o instrumento pela primeira vez, alguns que estavam presentes começaram a rir da expressão engraçada em seu rosto. Furiosa, Atena jogou a flauta de cima do Monte Olimpo, sendo ela encontrada pelo sátiro Marsias que tornou-se um dos maiores instrumentistas da mitologia grega.


15 – O Partenon, na cidade de Atenas, é o templo mais importante erguido em homenagem à deusa Atena, sendo considerado o mais importante ícone da Grécia. Suas ruínas existem até hoje.

16 – Em Roma era conhecida como Minerva. Já seus símbolos são a Égide, a coruja, a lança e o elmo.


Categories:
Similar Videos

0 comentários: