CTHULHU - A HISTÓRIA E ORIGEM DO ASSUSTADOR MONSTRO DE H. P. LOVECRAFT



Os mitos de Cthulhu - Para os admiradores do caos!


certamente você já viu em alguma obra o nome Cthulhu. Muitas vezes o nome passa despercebido, afinal é muito esquisito e constantemente é usado como nome de algum tipo de magia negra ou é citado rapidamente, fazendo assim com que pareça apenas mais uma sombria palavra em latim que ninguém está realmente interessado em saber o que é, no entanto Cthulhu não é como as outras palavras, ele se tornou um verdadeiro icone da cultura pop, que apesar de para a maioria ser algo underground, está impregnado por aí e referências a ele são coisas que não faltam, um bom exemplo é o Deus Antigo de Soul Reaver ou no anime Fate/Zero em que um dos personagens faz uma invocação e cita cthulhu no meio e então aparece um monte de tentáculos e destroçam uma criança.



Bom, Cthulhu é um personagem de um conto criado pelo escritor de horror HP. Lovecraft, o nome do conto é "O Chamado de Cthulhu" e foi a partir daí que surgiu uma das criaturas mais inspiradoras da cultura pop.

Cthulhu é uma criatura enorme com asas de dragão, traços humanos e o principal que mais caracteriza ele, que são tentáculos, esses são os elementos mais simbólicos dessa criatura e muitos. Ele está adormecido em uma cidade submersa chamada  R'lyeh, localizada no oceano pacífico. Esse sono profundo, mas que um dia durante um alinhamento de estrelas, ele despertará para vagar sobre a terra. O seu poder é tão gigantesco que mesmo adormecido, existe uma influência dele nas mentes humanas, causando horrendos pesadelos durante o sono de alguns.

Lovecraft criou diversas criaturas, artefatos e lugares, sendo que Cthulhu se tornou o mais famoso dessas criaturas, e assim mais pra frente deram o nome a esse grupo de seres, artefatos, lugares e elementos em geral ligados à obra de Lovecraft como "Os mitos de Cthulhu" ou no original em inglês "Cthulhu Mythos". Esse termo é usado bastante por autores que usem as criaturas em suas obras e que adicionem também novos contos. Esses seres foram descritos pelo Lovecraft como "Grandes Antigos" e causa uma baita polêmica com a igreja, pois são uma representação da insignificância humana em meio à grandiosidade do universo.


Segundo as histórias, antes dos humanos existirem, a terra era habitada por criaturas chamadas Seres Ancestrais, os Grandes Antigos são seres vindo de diversos lugares do universo, de outras dimensões, e de lugares não imagináveis pelo humano, eles chegaram à terra e com o tempo travaram uma guerra com outros Seres Ancestrais que chegaram depois e assim tomaram conta do planeta, criaram todos os seres existentes na terra mas não por bondade e sim porque poderiam ser úteis, sendo que boa parte foi só consequência.

Os Grandes Antigos são a representação do próprio caos no universo, o símbolo de que somos pequenos demais e que há algo la fora, algo tão terrível e cruel que nos faz ficar limitados a nossa realidade. Com o grande poder e influencia de Cthulhu na mente das pessoas, naturalmente surgiram também seguidores que formaram um culto para aguardar o seu retorno e adorá-lo como um deus que vaga pela terra. O despertar de Cthulhu é algo simbólico, mostra que uma coisa pode de repente acontecer e nós nem imaginarmos o que significa, que existe uma coisa escondida e que quando ela vier, tudo irá mudar sem estarmos preparados para nada disso.

Muitos dizem que o Zalgo é a personificação moderna do Cthulhu, mas o autor disse que não é nerd o suficiente pra ter pensado em uma coisa dessas e que foi pura coincidencia o caos e tentáculos apresentados. E vocês, conseguem citar alguma obra em que viram Cthulhu citado? Se quiserem se aprofundar mais, podem conferir os diversos livros lançados no Brasil baseados na obra de Lovecraft.


Categories:
Similar Videos

0 comentários: